Cursos / Didática
Carga-horária
80
Início do curso
Até 1 dia útil
Duração
1 ano
Público-alvo
Professores
Recomendações
Nenhum
Investimento
Gratuito para escolas que usam o SEU.

Objetivo
Conhecer fundamentos da aprendizagem socioemocional para aplicá-los ao Ensino Infantil.

Certificados
Todos os cursos oferecidos pela EaD Unifev dão direito a certificados aos alunos aprovados. Para obter o título, o aluno deve realizar as atividades de seu curso e ser aprovado nas avaliações, conforme consta no guia do aluno.

Modelo didático
Qual é o modelo didático dos cursos da Ead Unifev?
Nos cursos da Ead Unifev, a aprendizagem baseia-se nos métodos ativos e colaborativos de viés construtivista. A troca de experiências entre os participantes é uma das maiores riquezas do aprendizado mediado por tecnologia. Na aprendizagem ativa, você aprenderá de modo prático, visando à solução de problemas contextualizados e ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Pelo método da aprendizagem colaborativa, todos agregam valor ao curso, colaborando com ideias, textos e argumentos na produção do conhecimento pertinente.

Tutoria
O aluno é acompanhado durante o curso por tutores a distância que apoiam o aprendizado. Problemas de navegação podem ser solucionados no helpdesk (por telefone). Há tutores presenciais para atendimento pessoal ao aluno no polo da EAD Unifev (Votuporanga-SP).

Requisitos mínimos
  • Navegador internet explorer 10 ou superior (download) com o plug-in Flash Player (download);
  • Internet banda larga de pelo menos 1 Mbps;
  • Leitor de PDF (download).

Conteúdo
  • Introdução à didática
  • Ensino e aprendizagem: relação dialética
  • As teorias e correntes pedagógicas
  • Os saberes da docência e a identidade do professor
  • As competências de ensino
  • A organização e estruturação do espaço educativo
  • A aula como forma de organização do ensino
  • A aprendizagem de conteúdos segundo sua tipologia
  • O currículo escolar
  • Currículo prescrito, formal e oculto
  • Conhecendo o RCNEI e os PCN’s
  • A interdisciplinaridade
  • O planejamento da ação didática I
  • O planejamento da ação didática II
  • Métodos e técnicas de ensino I
  • Métodos e técnicas de ensino II
  • O uso das TIC’s na educação
  • Conceitos e princípios da avaliação
  • A avaliação formativa e a avaliação mediadora
  • Instrumentos avaliativos
140x140