Cursos /
Didática
|
Carga-horária
80
Início do curso Até 1 dia útil
Duração
1 ano
Público-alvo
Professores
Recomendações
Nenhum
Investimento
Gratuito para escolas que usam o SEU.
|
|
|
Objetivo
|
Conhecer fundamentos da aprendizagem socioemocional para aplicá-los ao Ensino Infantil. |
|
|
Certificados
|
Todos os cursos oferecidos pela EaD Unifev dão direito a certificados aos alunos aprovados. Para obter o título, o aluno deve realizar as atividades de seu curso e ser aprovado nas avaliações, conforme consta no guia do aluno. |
|
|
Modelo didático
|
Qual é o modelo didático dos cursos da Ead Unifev? Nos cursos da Ead Unifev, a aprendizagem baseia-se nos métodos ativos e colaborativos de viés construtivista. A troca de experiências entre os participantes é uma das maiores riquezas do aprendizado mediado por tecnologia. Na aprendizagem ativa, você aprenderá de modo prático, visando à solução de problemas contextualizados e ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Pelo método da aprendizagem colaborativa, todos agregam valor ao curso, colaborando com ideias, textos e argumentos na produção do conhecimento pertinente. |
|
|
Tutoria
|
O aluno é acompanhado durante o curso por tutores a distância que apoiam o aprendizado. Problemas de navegação podem ser solucionados no helpdesk (por telefone). Há tutores presenciais para atendimento pessoal ao aluno no polo da EAD Unifev (Votuporanga-SP). |
|
|
Requisitos mínimos
|
- Navegador internet explorer 10 ou superior (download) com o plug-in Flash Player (download);
- Internet banda larga de pelo menos 1 Mbps;
- Leitor de PDF (download).
|
|
|
Conteúdo
- Introdução à didática
- Ensino e aprendizagem: relação dialética
- As teorias e correntes pedagógicas
- Os saberes da docência e a identidade do professor
- As competências de ensino
- A organização e estruturação do espaço educativo
- A aula como forma de organização do ensino
| - A aprendizagem de conteúdos segundo sua tipologia
- O currículo escolar
- Currículo prescrito, formal e oculto
- Conhecendo o RCNEI e os PCNs
- A interdisciplinaridade
- O planejamento da ação didática I
- O planejamento da ação didática II
| - Métodos e técnicas de ensino I
- Métodos e técnicas de ensino II
- O uso das TICs na educação
- Conceitos e princípios da avaliação
- A avaliação formativa e a avaliação mediadora
- Instrumentos avaliativos
|
|
|